AVALIAÇÃO DOS INDICADORES ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA



AVALIAÇÃO DOS INDICADORES ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA
Maria Das Neves Figueiroa
Maria Lúcia Neto de Menezes
Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
Jael Maria de Aquino
Nathalia de Oliveira Gonzaga Mendes
Priscila Vanessa Tavares da Silva
Raquel Rufino Silva
Renata Carneiro da Silva

01/12/2021
256-269
19
Objetivo: avaliar os indicadores acolhimento e classificação de risco em uma emergência obstétrica. Método: estudo observacional, analítico com delineamento quantitativo, desenvolvido em uma maternidade escola, situada em Recife - PE, no período de abril a maio de 2015. Amostra foi composta por 377 usuárias e 6 enfermeiros. Para o registro dos indicadores foi utilizado o instrumento de indicadores do protocolo de A&CR da Rede Cegonha. Resultados: O tempo de espera relacionados ao cadastro até o início da classificação correspondeu a uma média de 21,2 minutos; à duração média de classificação correspondeu a 5 minutos; o tempo de espera segundo prioridade vermelha foi de 3,5; laranja 12,5; amarela 17,5; verde 45,3 e azul 50,8. A demanda de atendimento evidenciou que 56% das usuárias foram classificadas como verde e 60% das usuárias afirmaram satisfação com o atendimento. Dos enfermeiros, 33% informaram terem sido capacitados. Conclusões: o serviço de emergência obstétrica necessita de reavaliações para reconhecer fragilidades e promover estratégias de enfrentamento.
Ler mais...Saúde da Mulher, Acesso Universal a Serviços de Saúde, Acolhimento, Medição de Risco, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.