AVALIAÇÃO DE CUSTO-EFETIVIDADE NAS TERAPIAS ONCOLÓGICAS, EMPREGO DE MODELOS DE MARKOV: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202008/1598926360_Livro 5- Saude em Foco - Volume 1 - 200x300.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
AVALIAÇÃO DE CUSTO-EFETIVIDADE NAS TERAPIAS ONCOLÓGICAS, EMPREGO DE MODELOS DE MARKOV: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
José Afonso Corrêa Silva
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
10/09/2020
425-444
31
Objetivo: Revisar a literatura científica que aborda a relação custo-efetividade das terapias oncológicas, correlacionado com o limitar de disposição de pagar e qualidade de vida (QALYs). Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura através da busca de publicações nos bancos de dados PUBMED, LILACS e EMBASE, em outubro de 2018. A estratégia de pesquisa consistiu em: termos para "cost effectiveness"; para "chemotherapy"; para “cancer”; e, associados ao termo “markov model”. Resultados: A pesquisa resultou em 209 publicações, dos quais ao final, 18 artigos compuseram essa revisão. Na maioria dos trabalhos, o modelo de Markov foi focado no estadiamento da doença, dividindo em três ciclos, Estado livre de progressão (PFS), Doença progressiva (DP) e Morte. Nas avaliações de custo-efetividade poucas terapias apresentaram melhorias no QALYS e um custo, sendo que as comparações que obtiveram, forma de terapias em que as drogas padrão já apresentavam um custo elevado, diminuindo o ICER da terapia inovadora. Conclusão: Os resultados da revisão apontaram uma notável dificuldade de justificar a inserção de novas terapias através dos estudos de custo-efetividade, assim como uma grande diferença entre o limite de disposição a pagar dos diferentes países, o que influencia diretamente na possibilidade de aquisição de novos tratamentos.
Ler mais...Custo-efetividade, Antineoplásicos, Modelos de Markov
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.