AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM SITES DE ALEITAMENTO MATERNO: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM SITES DE ALEITAMENTO MATERNO: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
André Pereira Neto
Silvia Braña López
João Aprígio Almeida
Rafaela Luzia
Rodolfo Paolucci
Leticia Barbosa
Joaquim Teixeira Netto
31/07/2021
74-88
5
Introdução: A internet disponibiliza inúmeras formas de acesso, produção e compartilhamento de informação, inclusive de saúde. Mães e mulheres têm recorrido à internet para pesquisar informação, sobretudo visando apoiar sua prática de amamentação. Embora apresente inúmeras vantagens para a saúde materno-infantil, a prevalência do aleitamento materno no Brasil ainda não se encontra em um patamar ideal. Objetivo: Considerando esse cenário, esse artigo descreve e analisa uma avaliação da qualidade da informação em sites de aleitamento materno. Métodos: A partir de uma pesquisa participante, orientada pelo referencial Translação do Conhecimento, 19 sites foram avaliados por profissionais da saúde, especialistas e moradores da comunidade de Manguinhos. Foram utilizados cinco critérios consagrados pela literatura e experiências internacionais, a saber: Técnico, Interatividade, Abrangência, Legibilidade e Acurácia. Resultados: Apenas três dos dezenove sites atingiu 70% de conformidade com os indicadores e critérios estipulados. Conclusão: É necessário observar a qualidade de sites de aleitamento materno.
Ler mais...Internet; Estudos de avaliação como assunto; Informação de saúde ao consumidor; Aleitamento materno; Pesquisa participativa baseada na comunidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.