AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CONSUMO POR COMUNIDADES RIBEIRINHAS EM ÁREAS DE EXPOSIÇÃO A POLUENTES URBANOS E INDUSTRIAIS NOS MUNICÍPIOS DE ABAETETUBA E BARCARENA NO ESTADO DO PARÁ.



AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CONSUMO POR COMUNIDADES RIBEIRINHAS EM ÁREAS DE EXPOSIÇÃO A POLUENTES URBANOS E INDUSTRIAIS NOS MUNICÍPIOS DE ABAETETUBA E BARCARENA NO ESTADO DO PARÁ.
Adaelson Campelo Medeiros
Bruno Santana Carneiro
Iris Danielly da Silva Lopes
Kelson do Carmo Freitas Faial
Kleber Raimundo Freitas Faial
Ricardo Jorge Amorim de Deus
Rosivaldo de Alcântara Mendes
Marcelo de Oliveira Lima
Pedro Gomes Andrade
Raphael Mendonça Guimarães

03/07/2021
116-134
7
Apesar dos grandes avanços tecnológicos introduzidos nos processos de tratamento das águas de consumo humano, as águas utilizadas para abastecimento tornaram-se um grande problema de saúde pública, principalmente pelo avanço dos processos urbanos e industriais. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade das águas consumidas em duas comunidades ribeirinhas no Estado do Pará expostas à poluentes domésticos e industriais. Foram realizadas quatro campanhas de amostragem nas duas comunidades e as variáveis utilizadas para o cálculo do Índice de Qualidade da Água (IQA) foram pH, Sólidos Totais, Cloreto, Fluoreto, Dureza e N-Nitrato. As águas utilizadas para consumo humano na Comunidade Maranhão, onde não há contaminação por poluentes industriais, apresentaram amostras adequadas, com melhora no período seco; já as águas de Vila do Conde, local próximo à atividade industrial, estiveram em ambos os períodos sazonais com qualidade inaceitável para consumo humano. Os principais parâmetros afetados foram o pH e o N-Nitrato, com valores até 25 vezes a referência da legislação brasileira para água de consumo humano. Esses resultados indicaram maior interferência antrópica no entorno da Vila do Conde em Barcarena, necessitando-se de avaliações clínicas por profissionais especializados sobre o estado de saúde desta população, pois a mesma consome essas águas há décadas.
Ler mais...Índice. Qualidade das Águas. Água de Consumo Humano. Exposição Ambiental. Saúde.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.