AVALIAÇÃO BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA EM UMA PISCICULTURA, NO RESERVATÓRIO MOXOTÓ-BA, DESTINADA AO CULTIVO DE OREOCHROMIS NILOTICUS (LINNAEUS, 1758)

Code: 210906224
Downloads
24
Views
232
Compartilhe
Título

AVALIAÇÃO BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA EM UMA PISCICULTURA, NO RESERVATÓRIO MOXOTÓ-BA, DESTINADA AO CULTIVO DE OREOCHROMIS NILOTICUS (LINNAEUS, 1758)

Autores:
  • Naiane Barros de Souza

  • Pedro Henrique Leal Dantas

  • Jucicléia Varjão da Silva

  • Amanda Maria Vieira do Nascimento

  • Maristela Casé Costa Cunha

  • Susana Menezes Luz de Souza

  • Danilo Mamede da Silva Santos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210906224
    Publicado em

    26/02/2022

    Páginas

    13-23

    Capítulo

    1

    Resumo

    O cultivo de Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758), tilápia do Nilo, é um dos setores da aquicultura que mais tem se desenvolvido na região do reservatório Moxotó-BA nos últimos anos, porém, o crescimento desordenado das cidades, em torno do reservatório, podem acarretar problemas na qualidade da água possibilitando o surgimento de doenças causadas por bactérias na piscicultura. A investigação de estirpes de bactérias bioindicadoras de poluição ambiental por dejetos orgânicos sanitários, na região do semiárido, é pouco estudada. Desta forma, este trabalho objetiva verificar a presença de bactérias coliformes totais e termotolerantes no cultivo de uma piscicultura, do tipo tanque-rede, do reservatório de Moxotó, Bahia. A análise bacteriológica da água foi realizada através da técnica de tubos, técnica de tubos múltiplos. Foi evidenciada uma quantificação de coliformes termotolerantes de 920 NMP/mL e 1600 NMP/mL para os meses de outubro e dezembro, respectivamente. Enquanto que para o mês de agosto, a concentração de coliformes termotolerantes foi de 350 NMP/mL, possivelmente pela influência do período chuvoso na região. A comunidade de bactérias do grupo coliforme pode ser utilizada como bioindicadora de poluição ambiental e monitoramentos preditivos de poluição e efluentes sanitários para a região. O monitoramento da balneabilidade no reservatório Moxotó-BA é essencial para subsidiar um padrão mínimo de qualidade e conservação do reservatório onde estão implantadas as pisciculturas de Oreochromis niloticus.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Balneabilidade, Coliformes termotolerantes, Escherichia coli, rio São Francisco.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.