AVALIAÇÃO BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA EM UMA PISCICULTURA, NO RESERVATÓRIO MOXOTÓ-BA, DESTINADA AO CULTIVO DE OREOCHROMIS NILOTICUS (LINNAEUS, 1758)
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202202/1645829305_mockup 3D 480.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
AVALIAÇÃO BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA EM UMA PISCICULTURA, NO RESERVATÓRIO MOXOTÓ-BA, DESTINADA AO CULTIVO DE OREOCHROMIS NILOTICUS (LINNAEUS, 1758)
Naiane Barros de Souza
Pedro Henrique Leal Dantas
Jucicléia Varjão da Silva
Amanda Maria Vieira do Nascimento
Maristela Casé Costa Cunha
Susana Menezes Luz de Souza
Danilo Mamede da Silva Santos
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
26/02/2022
13-23
1
O cultivo de Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758), tilápia do Nilo, é um dos setores da aquicultura que mais tem se desenvolvido na região do reservatório Moxotó-BA nos últimos anos, porém, o crescimento desordenado das cidades, em torno do reservatório, podem acarretar problemas na qualidade da água possibilitando o surgimento de doenças causadas por bactérias na piscicultura. A investigação de estirpes de bactérias bioindicadoras de poluição ambiental por dejetos orgânicos sanitários, na região do semiárido, é pouco estudada. Desta forma, este trabalho objetiva verificar a presença de bactérias coliformes totais e termotolerantes no cultivo de uma piscicultura, do tipo tanque-rede, do reservatório de Moxotó, Bahia. A análise bacteriológica da água foi realizada através da técnica de tubos, técnica de tubos múltiplos. Foi evidenciada uma quantificação de coliformes termotolerantes de 920 NMP/mL e 1600 NMP/mL para os meses de outubro e dezembro, respectivamente. Enquanto que para o mês de agosto, a concentração de coliformes termotolerantes foi de 350 NMP/mL, possivelmente pela influência do período chuvoso na região. A comunidade de bactérias do grupo coliforme pode ser utilizada como bioindicadora de poluição ambiental e monitoramentos preditivos de poluição e efluentes sanitários para a região. O monitoramento da balneabilidade no reservatório Moxotó-BA é essencial para subsidiar um padrão mínimo de qualidade e conservação do reservatório onde estão implantadas as pisciculturas de Oreochromis niloticus.
Ler mais...Balneabilidade, Coliformes termotolerantes, Escherichia coli, rio São Francisco.
TECNOLOGIA E MICROBIOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.