APOIO INSTITUCIONAL COMO DISPOSITIVO PARA O FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS DE SAÚDE PÚBLICA
APOIO INSTITUCIONAL COMO DISPOSITIVO PARA O FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS DE SAÚDE PÚBLICA
Carinne Magnago
Soraya Almeida Belisário
Tania França
31/08/2021
15-30
1
As Escolas de Saúde Pública (ESP) são espaços privilegiados para a formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), mas enfrentam diferentes desafios que dificultam a gestão e o desenvolvimento de suas atividades. Esse contexto foi o disparador do movimento de apoio institucional em saúde às ESP descrito neste artigo. Os dispositivos de apoio adotados foram visitas técnicas dialogadas, oficinas de trabalho e encontros virtuais, a partir dos quais foi possível disparar a reflexão e análise crítica do processo de trabalho das ESP, visando à identificação dos nós que limitam a sua atuação, ao consenso de medidas de enfrentamento e desatamento desses nós, e à elaboração de estratégias de ação que minimizassem os desafios por elas enfrentados. Foi possível mapear fortalezas e desafios comuns a essas instituições; construir um alinhamento conceitual sobre as ESP; empreender momentos de educação permanente sobre temas considerados críticos ao desenvolvimento de suas ações; e estabelecer um conjunto de demandas comuns de apoio. Como produto desse processo, a equipe apoiadora propôs um conjunto de ações a serem consideradas pelos gestores estaduais e municipais para a definição de planos de ação, produção de novos consensos e arranjos que visem ao fortalecimento das ESP.
Ler mais...Escolas de Saúde Pública; Educação Permanente em Saúde; Educação na Saúde; Sistema Único de Saúde; Diagnóstico situacional.
EDUCAÇÃO, TRABALHO E GESTÃO NA SAÚDE: REFLEXÕES, REFLEXOS E AÇÕES
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.