ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA ENTRE GESTANTES ACOMETIDAS COM EVENTOS TROMBOEMBÓLICOS E A MORTALIDADE MATERNA DE 2010-2020 NO ESTADO DO PIAUÍ.



ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA ENTRE GESTANTES ACOMETIDAS COM EVENTOS TROMBOEMBÓLICOS E A MORTALIDADE MATERNA DE 2010-2020 NO ESTADO DO PIAUÍ.
Arthur Monteiro Batista
Anna Lira Soares Falcão
Juliano Coimbra Uchôa Leitão
Renan Rios Da Costa Cruz
Vicente Alves Da Silva Portelada
Rodrigo Santos De Norões Ramos

31/05/2023
450-456
31
Este estudo é uma análise descritiva e retrospectiva, do tipo observacional, que utiliza dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (DATASUS) para investigar a associação entre gestação e eventos tromboembólicos no período de 2010 a 2020 no estado do Piauí. Foram considerados óbitos maternos e maternos tardios relacionados a eventos tromboembólicos em mulheres com idade gestacional confirmada e com diagnósticos registrados nos códigos internacionais de doenças (CID) relacionados à mortalidade materna. Dos 532 óbitos maternos registrados no estado, 28 foram associados a eventos tromboembólicos, o que representa cerca de 5,26% do total. É importante destacar que a maioria desses óbitos foram causados por embolia de origem obstétrica. Os resultados sugerem a importância da prevenção e do manejo adequado de complicações tromboembólicas durante a gravidez e o puerpério para reduzir a morbimortalidade materna relacionada a esses eventos no estado do Piauí. Além disso, o percentual de óbitos maternos relacionados a eventos tromboembólicos permaneceu estável durante o período analisado, o que indica a necessidade de atenção contínua a esse problema de saúde durante a gestação. O estudo seguiu as normas éticas da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.
Ler mais...Gestação, Tromboembolismo, Trombose, Mortalidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.