ADESÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE SEGURANÇA DO PACIENTE ADMITIDO EM UNIDADE NEONATAL



ADESÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE SEGURANÇA DO PACIENTE ADMITIDO EM UNIDADE NEONATAL
Maria Alice Fonseca Damaceno
Léia Arcanjo Mendes
Anna Caroline Leite Costa
Daniela Cristina Zica Silva
Camilla Lorraine Moreira Dias
Allana Dos Reis Corrêa
Delma Aurélia da Silva Simões
Bruna Figueiredo Manzo

01/11/2022
456-469
30
Objetivo: descrever a adesão da equipe de enfermagem às ações de segurança do paciente na admissão nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Método: estudo transversal, realizado por meio de observação direta e registros de ações realizadas em 119 neonatos admitidos na unidade neonatal de um hospital de Belo Horizonte por meio do “Checklist de segurança do paciente no cuidado de enfermagem para a admissão em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal”. A análise descritiva dos dados foi utilizada. Resultados: evidenciou-se adesão ao uso das pulseiras de identificação em 79,8% das observações. A identificação dos rótulos das soluções/bombas de infusão foi constatada em 59,7%. 33,6% das incubadoras e berços aquecidos não apresentavam a temperatura e umidificação adequadas e 55,5% desses estavam destravados. Conclusão: O estudo evidencia adesão parcial às ações de segurança na admissão de neonatos. Assim, os dados podem contribuir para a formulação de estratégias que promovam uma assistência mais segura.
Ler mais...Equipe de Enfermagem, Lista de Checagem, Neonatologia, Qualidade de assistência à saúde, Segurança do Paciente.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.