A OCUPAÇÃO DE POSTOS MILITARES POR OFICIAIS PRETOS E PARDOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O RIO DE JANEIRO E O DISTRITO DIAMANTINO (1762-1800)
A OCUPAÇÃO DE POSTOS MILITARES POR OFICIAIS PRETOS E PARDOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O RIO DE JANEIRO E O DISTRITO DIAMANTINO (1762-1800)
Gabriela de Andrade Ferreira
28/02/2023
1190-1205
86
Neste trabalho, buscaremos comparar a forma como a Coroa portuguesa estabelecia sua comunicação política com o Rio de Janeiro e Distrito Diamantino, regiões cuja relevância política e econômica cresceu exponencialmente ao longo do século XVIII. Com isso, pretendemos verificar se, a partir da reforma militar lusitana de 1762, intensificaram-se ou não medidas de controle e fiscalização da Coroa sobre estas regiões, considerando o caráter racionalista e iluminista da reforma coordenada pelo Conde de Lippe em Portugal e apoiada por Sebastião José de Carvalho e Mello, futuro marquês de Pombal. Estenderemos a análise até 1800, visando compararmos as localidades até o fim do século XVIII. Para estas notas preliminares, utilizaremos fontes do acervo online do Arquivo Histórico Ultramarino.
Ler mais...Carta Régia de 1766, Reforma militar, Antigo Regime.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.