A FASE URCA DO PROCESSO-R DE NUCLEOSSÍNTESE EM SUPERNOVA



A FASE URCA DO PROCESSO-R DE NUCLEOSSÍNTESE EM SUPERNOVA
978-65-5360-776-7

2025
72
0
1
1
José Vanderlan Leite de Oliveira
Oliveira, José V. L.
Sérgio José Barbosa Duarte
Duarte, S. J. B.
Os cálculos convencionais de processo-r em supernova não leva em conta possíveis reações de captura de elétrons pelos núcleos envolvidos. O objetivo principal do presente trabalho é analisar as ocorrências das capturas eletrônicas acompanhando o decaimento-beta com taxas competitivas. A teoria Grossa para processos de interação fraca nucleares é usada na determinação das taxas de captura e decaimento-beta. Condições típicas de temperatura e densidades alcançadas pela frente de onda de choque na região externa do caroço a análise comparativas das taxas. Os resultados demonstram que é possível ter uma fase do processo-r em supernova na qual a captura de elétrons e o decaimento-beta são competitivos - o qual denominamos de Fase Urca do Processo-R.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.