TREINAMENTO DE LEIGOS EM PARADA CARDÍACA E RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA



TREINAMENTO DE LEIGOS EM PARADA CARDÍACA E RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Muriel Fernanda De Lima
Gabriela Barbosa Sócio
Mayara Caroline Perin
Ana Claudia Lima Braga
Thiago Henrique Gomes Lordani
Francielly Valeria Mourão Vilhalva
Oseias Martins Da Silva
Kellyth Karolyne Santos Reis
Ana Patricia Torquato Lopes

01/05/2022
656-669
55
Objetivo: investigar e analisar, na literatura científica, a modalidade e ferramentas utilizadas no treinamento de leigos em parada cardíaca e ressuscitação cardiopulmonar. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada de maio a julho de 2018 nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e SciELO, com os descritores exatos, DeCS: Educação em Saúde, Parada Cardíaca, Participação da Comunidade, Primeiros Socorros e Reanimação Cardiopulmonar. Resultados: No total, foram encontrados 1021 artigos, dos quais 12 eram duplicados e 11 não disponibilizavam o resumo, ou seja, 998 artigos foram avaliados segundo os critérios de inclusão e exclusão. Após a leitura do título dos artigos, para identificação da temática alvo desta revisão integrativa, foram selecionados 40 artigos, destes, 13 foram selecionados posterior a leitura dos resumos. Após a leitura na íntegra dos 13 artigos, foram selecionados oito artigos que traziam em seu conteúdo o treinamento de público leigo acerca da PCR e RCP. Conclusão: Demonstrou a necessidade de identificação na literatura sobre a oferta de cursos de capacitação para leigos, no sentido de evidenciar estratégias eficazes de capacitação, bem como a utilização do uso de diferentes metodologias para acesso e ensino dos mesmos.
Ler mais...Educação em Saúde, Parada Cardíaca, Participação da Comunidade, Primeiros Socorros, Reanimação Cardiopulmonar.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.