A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE PROPOSTAS METODOLÓGICAS

Code: 230111763
Downloads
25
Views
381
Compartilhe
Título

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE PROPOSTAS METODOLÓGICAS

Autores:
  • Débora De Lima Rodrigues

  • Marina Sobreira Da Costa Lima

  • Maria Nájela De Oliveira Lima

  • Paula Dayane Silva Maia

  • Maurílio Kaique Barreto

  • Camila Tâmires Alves Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230111763
    Publicado em

    28/02/2023

    Páginas

    1857-1867

    Capítulo

    129

    Resumo

    A forma inapropriada como os seres humanos vem utilizando os recursos naturais tem gerado consequências negativas, principalmente para o meio ambiente, devido a sua degradação. A escola é um ambiente apropriado para estimular discussões pautadas nas questões ambientais, visando a formação de cidadãos críticos e sensibilizados com os problemas ambientais. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever metodologias de ensino que abordam a educação ambiental no Ensino Médio. Para isso foi realizada uma revisão de literatura através de pesquisas no Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da CAPES, utilizando a combinação dos descritores Educação Ambiental, Estratégias de ensino, Metodologias de Ensino e Ensino Médio. Foram avaliados artigos publicados entre os anos de 2014 e 2022 e escritos em língua portuguesa. Ao todo, foram analisados 140 artigos, dos quais foram selecionados 10 estudos cujas metodologias voltadas para abordar a educação ambiental se mostraram eficientes e aplicáveis em outras instituições de Ensino Médio. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso de metodologias de ensino como aula de campo, jogos didáticos, construção de horta, compostagem, roda de conversa, palestras e construção de histórias em quadrinhos foram eficientes e de fácil aplicação para abordar a educação ambiental no Ensino Médio. Conclui-se assim que a utilização de metodologias lúdicas voltadas para a educação ambiental pode promover a sensibilização dos alunos e conscientizar os mesmos sobre a responsabilidade de cada um com a proteção e conservação do meio ambiente.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Conscientização ambiental, Estratégias pedagógicas, Metodologias de Ensino.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH X

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.