FÍSICA: CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA - VOLUME 1

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Título

FÍSICA: CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA - VOLUME 1

ISBN

978-65-5360-589-3

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-589-3
    Publicado em

    01/05/2024

    Páginas Capítulos Volume Edição

    242

    12

    1

    1

    Organizador(a):
    • Luisa Helena Silva de Sousa

      Sousa, Luisa Helena Silva de

    Apresentação

    É com grande satisfação que apresentamos a obra Física: Contextualizando a Educação e a Prática Pedagógica, volume 01, fruto de um esforço colaborativo entre renomados professores, dedicados estudantes e engajados pesquisadores. Este livro não só reflete a expertise desses profissionais, mas também emerge de um contexto de cooperação interinstitucional e de estímulo à pesquisa, reunindo contextos de diferentes áreas do conhecimento e de Instituições de Educação Superior tanto nacional quanto internacionalmente reconhecidas. Dentro do vasto campo da Educação em Física, é crucial compreender como os métodos pedagógicos e a aplicação prática influenciam o aprendizado dos alunos. Neste sentido, mergulhamos em 12 capítulos que exploram diversas abordagens, desde estratégias neurodidáticas até reflexões sobre o método científico e a avaliação educacional. Com uma vida agitada, muitas vezes nos vemos sem tempo para mergulhar completamente em um livro. E quando se trata de encontrar uma obra que se encaixe perfeitamente no conteúdo que estamos ensinando, a tarefa pode parecer ainda mais desafiadora. Mas não se preocupe! Permita-me apresentar a você os doze capítulos deste livro. No Capítulo 1, "Cuando La Física Se Encuentra Con El Cerebro: Estrategias Neurodidácticas Para Una Mejor Comprensión", iniciamos nossa jornada mergulhando na intersecção entre Física e neurociência, explorando estratégias inovadoras para uma compreensão mais profunda dos conceitos físicos, tudo isso baseado em uma pesquisa conduzida na Universidade Amazônica de Pando (U.A.P.). Descubra como as intervenções neurodidáticas podem revolucionar o ensino e maximizar o potencial de aprendizagem de nossos alunos. No Capítulo 2, "Panorama dos Artigos sobre Atividades Experimentais Publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física no Período Compreendido entre 2002 e 2017", os autores apresentam um levantamento abrangente, de como as atividades experimentais têm sido abordadas na literatura especializada. Uma análise minuciosa dos artigos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física revelando as tendências e os desafios no ensino experimental ao longo dos anos. No Capítulo 3, "Aplicação da Física Experimental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Gonçalves de Queiroz", testemunhamos a transformação das salas de aula por meio da experimentação prática, tornando a física uma disciplina acessível e envolvente para os alunos, onde a aplicação da Física experimental nas salas de aula ganha vida neste capítulo, com uma abordagem inovadora, implementada para melhorar a relação ensino-aprendizagem nas escolas públicas do Cariri Paraibano. O Capítulo 4, "Iniciação Ao Método Científico com Ensaios de Determinação de Coeficientes de Atrito", nos traz uma análise do método científico, utilizando experimentos para explorar os princípios do método galileano, onde os autores mostram como experimentos simples de determinação dos coeficientes de atrito podem potencializar a compreensão do pensamento científico e da falseabilidade das teorias. No Capítulo 5, "Modelagem Matemática no Tênis de Mesa", os autores apresentam uma modelagem que ganha destaque, pois revela uma interseção poderosa entre matemática e esporte, fruto de atividades desenvolvidas no âmbito do Clube de Ciências da Universidade Federal do Oeste do Pará (CCIUFOPA). Certamente, é uma abordagem inovadora que conecta a matemática com a prática esportiva, promovendo uma compreensão mais profunda das funções não-lineares. O Capítulo 6, "Reflexões Sobre o Reducionismo Inter-teórico em Processos Cognitivos Relacionados a Física Térmica", nos convida a uma profunda reflexão sobre as implicações do reducionismo na física térmica, explorando as complexidades da mente humana e sua relação com o mundo físico. Observe que cada capítulo emerge como uma peça crucial do quebra-cabeça educacional, contribuindo para uma compreensão mais profunda e significativa da física e seu ensino. Em seguida, no Capítulo 7, "Análise do Processo de Ensino/Aprendizado de Fundamentos de Eletricidade na Física Utilizando a Plataforma Arduino", a autora nos lança em uma jornada tecnológica, explora como a plataforma Arduino pode transformar o ensino da eletricidade, capacitando os alunos a se tornarem protagonistas de sua própria aprendizagem. No Capítulo 8, "Laboratório Real X Laboratório Virtual: Possibilidades e Limitações destes Recursos em uma Atividade Investigativa para o Ensino de Eletrodinâmica", as vantagens e desafios dos laboratórios reais e virtuais no ensino da eletrodinâmica são explorados, oferecendo insights valiosos para uma prática pedagógica mais eficaz. Já no Capítulo 9, "Utilização do Software TOPCAT como Ferramenta de Geração de Diagramas HR", os autores, em uma colaboração institucional estupenda (Universidade, Institutos Federais e Escolas Estaduais), nos fazem mergulhar no fascinante mundo da astronomia, descobrindo como o software TOPCAT pode nos ajudar a explorar e compreender as estrelas em um diagrama HR. O Capítulo 10, "Outros Mundos e o Nosso", nos convida a uma reflexão profunda sobre a sobrevivência da humanidade e a exploração de outros mundos, explorando as ameaças e possibilidades que enfrentamos em nosso próprio planeta e além. Em seguida, no Capítulo 11, "Revisão Algébrica sobre os Tensores de Posição e de Velocidade no Espaço-tempo Contínuo de 4-Dimensões de Minkowski", mergulhamos nas profundezas da teoria da relatividade, explorando os intricados conceitos de tensores de posição e velocidade no espaço-tempo de Minkowski. Finalmente, no Capítulo 12, "Avaliação no Ensino de Física: Diretrizes Educacionais e a Literatura Científica (1991-2024)", encerramos nossa jornada com uma reflexão crítica sobre a avaliação no ensino de física, explorando as diretrizes educacionais e a literatura científica para promover uma prática avaliativa mais justa e eficaz. Assim, convido todos vocês a mergulharem nesta jornada de descobertas e aprendizado. Expressamos nossos sinceros agradecimentos aos autores por seu empenho, disponibilidade e dedicação durante todo o processo de desenvolvimento deste livro. Esperamos que esta obra se torne um valioso instrumento didático-pedagógico não apenas para estudantes e professores dos mais variados níveis de ensino, mas também para todos aqueles interessados na temática abordada.

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    12 Capítulos

    Capítulo 3
    Capítulo 4
    Capítulo 5
    Capítulo 6
    Capítulo 9
    Capítulo 10
    Capítulo 11
    Capítulo 12

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